XIS-WARRIORS | XIS-Consultores

Página social - memórias

 

Media - Arquivo

Análise de Imprensa

Simpósio e-Health

Promovido pela Ordem do Enfermeiros - dia 28 de Setembro de 2016

publicacao1-simposio

Divulga-se em anexo o programa do simpósio sobre tele-saúde e-Health, onde a XGT é parceira tecnológica deste evento na área da Saúde.

Veja aqui o pdf

Contrato de melhoramento ao website M-ITI

Notícia 02/03/2016

Logotipo m-iti_1

A In-formar – Empresa de Formação Profissional e Serviços, S.A. efectuou uma celebração de contrato para melhoria técnica do website do M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute, instituto sem fins lucrativos fundado pela Universidade da Madeira e com sede no Pólo Científico e Tecnológico da Madeira.

As actividades de melhoramento a desenvolver que constam na proposta visam essencialmente:

1- A criação de um novo website usando a tecnologia DRUPAL e aplicando a sua versão mais recente numa plataforma a disponibilizar pela In-formar;
2- Configuração do novo portal aplicando a nova imagem do M-ITI, em termos de renovação do design e desenvolvimento gráfico;
3- Migração de dados, isto é, todos os conteúdos do portal actual (www.m-iti.org) transitam para o novo portal incluindo 2100 artigos e 400 utilizadores registados, colocando-o em produção.

Museu da Baleia acolhe Conferência de Cetáceos

Notícia 11/03/2016

DN

«Museu da Baleia promove 30ª Conferência anual da Sociedade Europeia de Cetáceos que se realizará, entre os dias 14 e 16 de Março, no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal. A conferência contará com cerca de 450 participantes, de 40 nacionalidades, ligados ao estudo e conservação dos mamíferos marinhos.  (...)

A recepção aos participantes da Conferência terá lugar no Museu da Baleia da Madeira no dia 13 de Março pelas 20 horas.»

Cetáceos Madeira

Na qualidade de Parceiro Tecnológico Oficial da 30ª Conferência da Sociedade Europeia de Cetáceos, a SilverSpheres fez-se representar, na cerimónia de abertura pelo seu conselho de administração.

A cerimónia teve lugar no Museu da Baleia no dia 13 de Março de 2016.

Potencial das algas dará resultados concretos

Notícia 22/05/2015

DN

Algabiomac project

«Em Setembro termina o período de vigência do projecto "Algabiomac", que pretende produzir, extrair e transformar algas marinhas em potenciais compostos farmacêuticos, sobretudo nas áreas do cancro, antibióticos e antiparasitários. Os resultados da extracção dos compostos provenientes  das algas produzidas em Gran Canaria já estão a ter resultados e as amostras enviadas para laboratório em Tenerife para os testes da sua capacidade medicinal.

Ontem debateu-se "O potencial das microalgas na Região da Macaronésia", que reuniu os quatro parceiros do projecto 'Algabiomac', A Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), liderada por João Lemos, que delegou na empresa MadeBiotech a sua parte do projecto, trabalho que está a ser feito nas instalações desta empresa no Caniçal.»

Inauguração oficial das instalações MadeBiotech

Notícia 21/09/2013

.

Teve lugar, no dia 21 de Setembro de 2013, pelas 12:00 horas, a cerimónia de inauguração oficial das novas instalações da Madebiotech na Zona Franca Industrial da Madeira, no Caniçal, Ilha da Madeira.

A cerimónia contará com a presença de Sua Excelência, o Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim e de outras honrosas entidades, públicas e privadas, assim como amigos e colaboradores que, em uníssono, apoiaram desde a primeira hora este empreendimento.

O investimento global de cerca de dois milhões de euros, co-financiado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial, é uma aposta clara dos accionistas da Madebiotech em actividades I&Dt na produção de conhecimento e postos de trabalho qualificado, no reforço internacional da marca Madeira, no futuro.

 

Solução integrada de Gestão das Universidades

Notícia 25/09/2015

.

Solução de Gestão das Universidades da In-Formar instalada em mais uma universidade, agora em Lisboa.

Desde o passado dia 9 de Setembro de 2013 que uma importante Instituição de Ensino Superior em Lisboa passou a usar a solução implementada pela In-Formar para a sua  gestão académica, científica, pedagógica, administrativa e financeira.

A In-Formar e a sua equipa de consultoria In-EDU congratula-se por ter sido a escolha desta Instituição, juntando-se às várias Escolas e Instituições de Ensino Superior que adoptaram a solução completa ou alguns módulos específicos In-EDU.
 
A solução In-EDU é uma solução 100% web, desenvolvida em tecnologias abertas, que integra a reconhecida plataforma open-source FénixEdu e permite a fácil interligação com outras aplicações de negócio existentes na Instituição.

 

O berço das Lojas do Cidadão de 2.º geração

Notícia 13/05/2015

DN

«O berço das Lojas do cidadão de 2.º geração, concebida e implementada na RAM.

O Instituto de Gestão de Lojas do Cidadão (IGLC) - por intermédio da Comissão Instaladora da Loja do Cidadão (LCRAM) - lançou-se num desafio: melhorar a metodologia de gestão de atendimento e inovar tecnologicamente esta loja.

Lançado o desafio, foi arquitectada e instalada uma infraestrutura de rede capaz de comportar todas as entidades públicas e privadas a hospedar na Loja, sob o paradigma de uma coexistência segura e funcional ao nível das comunicações e sistemas.

Implementou-se um Datacenter que suporta toda a actividade da Organização e que garante alta disponibilidade dos serviços partilhados na Loja do Cidadão. Todas as entidades e mesas de atendimento foram dotadas de tecnologias que permitiram uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.»

In-formar interpreta necessidades das empresas

Notícia 21/06/2013

DN

«(...) Em concreto, a In-Formar, a empresa que vamos focalizar atenções esta semana, foi fundada em 1990. Começou com a formação e a venda de hardware, vertentes que ainda mantém mas que conheceram um complemento com a empresa a prestar igualmente serviços como consultoria de sistemas de informação de suporte aos negócios. Um passo que é assumido com naturalidade pela empresa que tem sabido interpretar o mercado e, consequentemente, tem procurado dar a resposta adequada ao que os empresários necessitam numa evolução informática incessante e estonteante.

No fundo, a In-formar de hoje é o somatório deste saber acumulado que permitiu à empresa ir ganhando cada vez mais competências e e experiência ao longo dos anos, transmitido-os aos clientes.

Em complemento, o administrador da empresa,Vitorino Gouveia, revelou ao Jornal da Madeira alguns dos pontos que a diferenciam. Começou pela metodologia própria de trabalho "que faz de cada projecto um acaso de sucesso", acentuou.»

Portugal é 24º melhor país para fazer negócio

Notícia 12/11/2012

DN

«A Forbes publicou a semana passada a lista dos melhores países para fazer negócios. A Nova Zelândia é o líder desta lista, observando ma melhoria face ao ano passado (encontrava-se em 2ª lugar), substituindo o Canadá, que caiu para o 5º lugar.

A publicação explica que a melhoria está relacionada com "a transparência e clima de negócios estável que encoraja o empreendedorismo", conta a Forbes.

A lista foi constituída com base em 141 países e teve em consideração 11 factores: direitos de propriedade, inovação, impostos, tecnologia, corrupção, liberdade (individual, comercial, monetária), burocracia, protecção dos investidores e desempenho do mercado accionista.

Em segundo lugar da lista surge a Dinamarca, seguida por Hong Kong. No "top 10" destaque ainda para a Irlanda, que surge em sexto lugar.

Portugal é assim o 24º melhor país para se fazer negócios, segundo os critérios usados pela Forbes, numa lista em que a França surge em 20º, a Alemanha em 21º (...) e EUA em 12º.»

 

 

UMa com resultado positivo de 1,4 milhões de euros

Notícia 11/07/2011

DN

«Em 2010, a Universidade da Madeira teve um resultado líquido positivo de 1,4 milhões (com os serviços de Acção Social) e registou um saldo de tesouraria de aproximadamente 270 mil euros. Os valores são os que constam no relatório da Conta de Gerência do ano passado da UMa, que recentemente já foram aprovados enviados para o Tribunal de Contas, naquela que é a primeira vez que a instituição apresenta as contas consolidadas certificadas.

(...) a UMa arrecadou mais 16% de receitas do que aquilo que estava orçamentado para o ano passado, tendo ficado também, em 2010, ao nível da cobrança realizada em 2009. Tal aumento nos proveitos apenas foi possível com a melhoria da eficiência da cobrança de taxas e propinas.

De acordo com os dados sobre os resultados da conta de gerência em 2010, 80% do orçamento da UMa foi aplicado nas actividades do ensino. E são estas que representam a maior fatia dos gastos: cerca de 15 milhões (...) e em novas aplicações informáticas de apoio aos processos de decisão (40 mil euros).»

Governo e IDE "salvam" empresas e empregos

Notícia 1/09/2011

JM

«O Governo e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial estão a desenvolver um decisivo papel para a salvação de algumas empresas e de postos de trabalho, conforme sublinhou ontem o vice-presidente do Governo na inauguração de uma empresa de soluções informáticas.

(...)

Quando se fala em spreads de 8 por cento e em taxas de juro de 11 a 12 por cento, estes incentivos que o Governo Regional vem concedendo às empresas deixam-nos de consciência tranquila em relação à ajuda que estamos a dar não só para a sobrevivência de muitas empresas como também em relação à manutenção de muitos postos de trabalho2, realçou João Cunha e Silva na inauguração da empresa de soluções informáticas "Silver Spheres, Lda", localizada na Rua do Pombal na cidade do Funchal.

"Nesta altura que é de preocupação para muitos , e com razão, é bom salientar que o Governo e IDE têm feito na banca", disse, para logo acrescentar que o apoio que "damos às empresas levou, no ano passado, que se candidatassem mais de 600 empresas".»

 

Governo Regional tem feito o papel da 'banca'

Notícia 1/09/2011

DN

«Ontem à tarde, na inauguração da empresa de soluções informáticas Silverspheres, Lda, o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, enalteceu o facto de, no ano passado, terem aparecido na região cerca de 200 projectos de investimento "no pico da crise", 25% dos quais de empreendedorismo inovador.

"Vejo claro um caminho que os empresários da Região querem seguir, o que nos satisfaz plenamente porque dá razão à forma como tentamos lançar este tipo de incentivos", disse, referindo que o Instituto de Desenvolvimento Empresarial e o Governo Regional têm feito o 'papel' da banca.

"Estes incentivos que o Governo Regional vem concedendo às empresas deixam-nos de consciência tranquila em relação às ajudas que estamos a dar, não só à sobrevivência de muitas empresas, mas à manutenção de postos de trabalho", continuou.»

 

Certificação XGT: uma evolução natural

Notícia - suplemento

DN

«O Sistema de Gestão de Qualidade da XGT encontra-se formalmente certificado segundo o referencial normativo NP EN ISO 9001:2000, emitido pela Lloyd´s Register Quality Assurance Limited, acrediada ainda pela UKAS - The United Kingdom Accreditation Service e pelo IPAC - Intituto Português de Acreditação, que reconheceram a aposta na Qualidade feita desde sempre pela XGT.

A certificação foi emitida no âmbito da "Comercialização de aplicações informáticas e actividades associadas, incluindo a conversão de sistemas, prestação de serviços de consultoria técnica e de formação".

O processo durou cerca de um ano e meio e consistiu num trabalho contínuo de sensibilização de todos os colaboradores da XGT para o Sistema de Gestão de Qualidade, associado à experiência dos seus consultores seniores em universos há muito aliados à Qualidade.

Este processo inclui igualmente o desenvolvimento de procedimentos, instruções e outros documentos que reflectem a prática da XGT e o cumprimento dos requisitos do referencial normativo ISO 9001:2000.»