Formação – Técnico Inventariador Informatizado: Concepção de Projecto

 

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

Área de Formação 345

 

TÉCNICO INVENTARIADOR INFORMATIZADO (I): CONCEPÇÃO DE PROJECTO

Este curso representa a primeira parte de três sobre o tema “Gestão de Projectos no campo da Inventariação de bens do Estado”.

O objectivo de um inventário de imobilizado é ter uma base de dados com os registos de inventário de todo os bens e equipamentos instalados da organização. Desta forma, assegura uma correcta caracterização física e patrimonial do imobilizado.

O Técnico Inventariador auxilia na identificação e organização do imobilizado, com o objectivo de dar cumprimento de imperativos legais e para assegurar uma correcta gestão de imobilizado, de forma a, reduzir as despesas da organização e melhorar os seus retornos, permitindo ainda a elaboração do balanço inicial e das Demonstrações Contabilísticas anuais referidas no novo regime contabilístico (POCP-EDU).

As principais funções do técnico Inventariador de imobilizado são:

  • Desenvolver e imprimir as etiquetas de códigos de barras
  • Etiquetar os bens e equipamentos com as etiquetas de códigos de barras
  • Criar base de dados de informação personalizada sobre o imobilizado
  • Actualizar o inventário com o registo e etiquetagem das novas aquisições
  • Verificar e reconciliar o seu imobilizado periodicamente
  • Realizar registos vídeo e fotográficos do imobilizado

Nesta série de Módulos formativos aprenderá e utilizará as ferramentas necessárias sobre a concepção de projectos de inventariação, a definição de objectivos tanto estratégico como de definição de metas, bem como, a implementação e o acompanhamento e fecho dum projecto de inventariação.

 

Conteúdos Programáticos