Formação – Contabilidade Pública Informatizada: Postos de Vendas

 

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

Área de Formação 345

 

CONTABILIDADE PÚBLICA INFORMATIZADA: POSTOS DE VENDAS

A automatização e a integração das vendas utilizando os Postos de Venda (POS) inteligentes são cruciais para a redução de custos e optimização de recursos das instituições.

Nesse sentido, uma ferramenta integrada que permite facilitar e agilizar os processos de venda introduzem uma mais-valia nas organizações que dispõem de postos de venda, eliminando os erros de trocos, permitindo uma efectiva gestão dos stocks, o controlo da higiene e segurança dos produtos transformados e vendidos.

Um sector de maior importância nestas áreas é o da Educação onde estão altamente disseminados postos de vendas como cantinas, bares, papelarias, e reprografias.

A imensidão de matérias-primas e mercadorias a gerir (não só quantidades e custos mas também lotes e validades) obriga à utilização de ferramentas informáticas de suporte. Assim como, a sua integração automatizada com os sistemas utilizados na gestão diária das Instituições.

Os conceitos de abertura e fecho de caixa, de sessão de venda e de estrutura de organização de árvore de produtos são fundamentais, assim como, a classificação dos produtos alvos de venda nas suas diversas componentes.

 

Conteúdos Programáticos